13 truques que vão tornar o seu perfil do Tinder irresistível
Criar um perfil pode ser assustador. A menos que siga alguns conselhos básicos que vão facilitar muito a probabilidade de conseguir o “match” que vai mudar a sua vida.
As Apps de encontros, como o Tinder ou Bumble têm um peso cada vez maior na nossa sociedade. Não somos nós que o dizemos: vários estudos indicam que, atualmente, mais de 20% dos casais conheceram-se exatamente através de uma destas Apps. Por isso, se está à procura do amor, é muito provável que acabe a criar um perfil online. E isso pode ser assustador – a menos que siga alguns conselhos básicos que vão facilitar muito a probabilidade de conseguir o “match” que vai mudar a sua vida.
O principal desafio nas Apps é saber criar o seu perfil de forma que se destaque, que capte a atenção de quem o vê e que, assim, possa gerar curiosidade nos potenciais “matches” para quererem saber mais sobre si. Mas é também aqui que as coisas se complicam.
Na prática, o seu perfil é uma espécie de CV para encontros. E tal como na preparação de um CV que depois se envia para arranjar um emprego, queremos ser diferentes, divertidos, interessantes. Mas a linha que separa a vontade de querer mostrar qualidades e parecer demasiado confiante, convencido ou desesperado é muito ténue.
O segredo, como explicamos mais abaixo, está nos detalhes. Para perceber melhor do que falamos, veja os 13 truques que compilamos para criar um perfil irresistível.
Peça ajuda a amigos
Pode parecer estranho pedir ajuda a um amigo ou amiga para escrever o seu perfil. Mas a verdade é que, por vezes, eles conhecem-nos melhor do que nós próprios e sabem que caraterísticas nos definem melhor e são mais atraentes para os outros. Além disso, esta é uma ótima desculpa para tornar o processo mais fácil e divertido.
Fuja dos lugares-comuns
Mesmo que goste de “passear na praia”, “ir ao cinema” ou “beber vinho em frente à lareira “, esqueça tudo isso. É tão eficaz como dizer que o seu maior sonho é acabar com a fome ou garantir a paz em todo o mundo. Seja criativo: pense em algo interessante que possa ser um ponto de partida para uma conversa. Uma dica: se terminar o texto do seu perfil com uma pergunta vai rapidamente perceber se a pessoa com quem falar prestou mesmo atenção ao seu perfil ou se viu apenas as fotos antes de fazer o swipe.
Os estudos divulgados pelas Apps de encontros revelam que as fotografias de perfil que mostram pessoas a tocar guitarra, a fazer surf, ou a passear recebem mais mensagens – mesmo que não se veja a cara nas fotos.
Veja como fazem os outros
Se tem dificuldade em encontrar inspiração, por que não consultar uma seleção de perfis para ver o que as outras pessoas estão a dizer? Olhar para diversos perfis diferentes pode dar-lhe ideias de coisas a incluir no seu próprio perfil.
Escolha fotos com ação
Os estudos divulgados pelas Apps de encontros revelam que as fotografias de perfil que mostram pessoas a tocar guitarra, a fazer surf, ou a passear recebem mais mensagens – mesmo que não se veja a cara nas fotos. Um inquérito promovido pelo Bumble mostrou que mais de metade das pessoas gosta de fotografias que mostram o outro a praticar um desporto ou uma atividade divertida.
Tenha uma atitude positiva
Sim, quem já andou pelas Apps de encontros sabe que é fácil fartar-se de determinados tipos de pessoas. Isso pode levar à tentação de apontar logo restrições e condições a quem, potencialmente, vai gostar do seu perfil. Mas lembre-se que essas pessoas não estão familiarizadas com as suas más experiências, por isso vão só achar que é uma pessoa negativa. Evite os negativos e os condicionais no perfil e faça depois a seleção nas primeiras linhas da conversa.
Seja honesto
A mentira não o leva a lado nenhum no mundo dos encontros. Pense em como ficaria magoado se alguém com quem estivesse a namorar lhe mentisse. A honestidade é a melhor política.
Seja específico
Utilize exemplos específicos quando estiver a descrever-se para ter a certeza de que cria uma imagem mais próxima da realidade possível. Se gosta de viajar, diga qual é o seu destino favorito e porquê. Informações concretas permitem a quem lê formar opiniões mais consistentes.
Mantenha o seu perfil atualizado
Faça um esforço para renovar o seu perfil regularmente com informações relevantes sobre si. Isto é ainda mais importante quando está em viagem ou em locais novos: é a melhor forma de atrair as experiências que procura. Certifique-se de que adiciona as datas em que está no seu novo local e as línguas em que é fluente. Pode inclusivamente experimentar perguntar qual é o melhor local para beber ou jantar no local onde está de férias. Não se esqueça: terminar o perfil com uma pergunta é um plus.
Evite os erros de gramática
Muitas pessoas consideram erros de gramática e ortografia grandes red flags. Claro que todos estamos sujeitos a gralhas e erros, mas tenha um cuidado especial neste ponto. Aqui, o autocorrect pode ser o seu melhor amigo.
Sorria!
Uma sondagem do Tinder revelou que 96% das pessoas preferem ver um sorriso aberto e uma cara feliz do que um rosto fechado numa pose sedutora.
Escolha fotografias recentes
A regra é simples: se as fotografias tiverem mais de um ano, não as utilize. Uma das queixas mais frequentes sobre os perfis de encontros online é “pode ter sido assim em tempos, mas certamente não é assim agora”. Ter um melhor aspeto em carne e osso é melhor do que o contrário. Embora possa ser tentador incluir aquela foto daquele verão em que ficou o máximo, certifique-se que as suas fotos refletem quem é no presente.
Mostre o máximo de si
Está provado que quanto mais fotografias tiver no seu perfil, mais atenção irá receber. Por isso, tire o máximo partido disso. Inclua pelo menos duas fotografias nítidas de meio corpo, em que não esteja a usar óculos de sol e em que se possa ver claramente o seu rosto. Procure ainda incluir sempre pelo menos uma fotografia de corpo inteiro, para não haver surpresas para ninguém na altura de um eventual encontro na vida real.
Seja o centro das atenções
Não escolha uma fotografia em que não seja o elemento principal. As aplicações de encontros são o local ideal para mostrar quem é, não a sua última fotografia ao pôr do sol.