6 emojis que usa todos os dias e que não sabia que têm um significado sexual

Não, não estamos a falar da beringela nem do pêssego. Se não quer acabar a deixar implícito um convite mais kinky naquela que devia ser uma mensagem ou uma reação perfeitamente normal, o melhor é ler este artigo.

Quando criou os emojis, no final dos anos 90 do século XX, o japonês Shigetaka Kurita, tinha um objetivo nobre: adicionar expressões emocionais às mensagens digitais. A invenção não salvou vidas, mas temos de concordar que facilita muito a conversação. Atualmente, é rara a conversa onde os emojis não estejam presentes – na maior parte das vezes até já os usamos de forma automática. Mas é preciso ter cuidado com os emojis que usa: alguns têm significados sexuais escondidos e isso pode levar a algumas confusões e embaraços.

Segundo um estudo realizado pela Adobe, em 2021, mais de 90% das pessoas usam emojis, porque acreditam que estas pequenas animações facilitam a conversa e, em certas situações, até permitem substituir palavras ou frases. Neste momento, existem 3.664 emojis reconhecidos oficialmente como parte do padrão Unicode, a organização responsável por manter e atualizar os caracteres usados em dispositivos digitais em todo o mundo. Estes emojis cobrem uma vasta gama de categorias, incluindo rostos e expressões, animais, comida, bandeiras, objetos e muitos outros temas.

A quantidade e variedade de emojis disponíveis na ponta dos nossos dedos é tão grande que os usamos em todo o tipo de conversas e interações: nas publicações das redes sociais, nas conversas com os amigos, em sexting com parceiros e até em emails e mensagens em contexto profissional. E é exatamente aqui que começa o risco.

Toda a gente sabe que alguns emojis possuem significados ocultos: a menos que trabalhe na agricultura, a beringela (🍆) e o pêssego (🍑) não são realmente usados para falar sobre frutas e legumes. Ou seja, seria impensável enviá-los para alguém dos nossos contactos de trabalho. Mas se as conotações sexuais destes dois emojis são óbvias e amplamente conhecidas, há vários outros que parecem inofensivos e que, provavelmente, usa no seu dia a dia, mas não sabe que também podem ter uma conotação com o sexo – e levar a situações embaraçosas.

Para não ser apanhado a fazer convites sexuais implícitos quando acha que está a convidar alguém para jantar ou dar uma força a uma amiga ou colega de trabalho, tome nota destes emojis – aparentemente banais – que usa todos os dias e que podem ser mal interpretados.

Cerejas

Cerejas são cerejas, certo? Uma fruta, cujo emoji tem somente relevância numa conversa sobre comida, sobremesas ou estação do ano. Bem, não necessariamente. O emoji das cerejas tem múltiplas leituras sexuais: pode referir-se aos testículos, às mamas, ou – se estiver a falar com alguém cuja língua materna é o inglês – podem ser interpretados como um sinal de virgindade e a vontade de a perder (devido à expressão “pop the cherry”, que no calão norte-americano significa isso mesmo).

Taco

Não, o taco não é um emoji que se use só quando se está com vontade de ir a um restaurante mexicano. Para as mentes mais férteis, o emoji do taco pode ser interpretado como uma representação da genitália feminina, devido à sua forma aberta e ao seu interior recheado, que pode lembrar vagamente a anatomia feminina.

Ananás

Esqueça tudo o que sabe sobre este emoji. Não tem nada que ver com frutas tropicais ou cocktails. Surpreendentemente (ou não), o ananás também pode ter uma conotação sexual. Habitualmente, é usado para indicar interesse em swing ou trocas de casal, especialmente quando é colocado de cabeça para baixo. Também pode ser um convite para um sleepover com benefícios especiais entre casais.

Espumante a Abrir

Quem nunca usou este emoji em mensagens de celebração? Mas atenção, porque o emoji da garrafa de espumante a abrir também pode ser visto como uma representação da ejaculação masculina, devido à representação gráfica da rolha a ser expulsa e o líquido a jorrar, o que pode facilmente dar margem a interpretações mais sensuais.

Sinal da Paz

Sabemos o que está a pensar: não há forma de este emoji ter uma conotação sexual. Certo? Errado. Estes dois dedos podem ser vistos como uma representação das pernas abertas, sugerindo disponibilidade ou uma posição sexual, especialmente quando combinado com outros emojis de conotação sexual. Há também que aproveite a forma em V dos dois dedos para se referir à vagina.

Punho Fechado

O emoji do punho fechado é muitas vezes usado para demonstrar solidariedade, resistência ou determinação. Pode ser um símbolo de força, poder ou apoio. Contudo, no universo dos emojis com conotação sexual, o punho fechado pode representar masturbação, devido ao movimento que simboliza. Também pode ser usado em combinação com outros emojis para sugerir uma prática sexual específica, como o fisting.

Mais Kinks