Catsuits e fishnets. O que torna as peças de roupa de rede tão sensuais?

Nos últimos anos, têm ganho cada vez mais destaque no universo da sensualidade. O OnlyFans refere que 90% das criadoras já produziu algum tipo de conteúdo com estas peças de rede e o Pornhub registou um crescimento exponencial na pesquisa por vídeos destas categorias.

“Cada vez que publico uma foto com uma fishnet, as reações são imediatas. Mesmo os mais tímidos, que normalmente fazem um simples gosto, nas fotos com fishnet acabam por não resistir e enviar um emoji maroto”. A confissão foi feita à Kinks por Sinner Girl, uma criadora de conteúdos digitais sensuais no Instagram, que partilha frequentemente imagens suas vestida com fishnets e catsuits provocadores. Mas, afinal, o que é que estas peças de roupa de rede têm de tão sensual que deixam os homens – e não só – completamente loucos?

Popularizadas na década de 1950 por alguns dos ícones mais sensuais da história de Hollywood, como Elizabeth Taylor, Audrey Hepburn ou Marilyn Monroe, as fishnets são uma peça de roupa que deixam a pele visível através de uma rede ou malha. Já catsuits cobrem o corpo todo, destacando as formas do corpo de quem os usa e deixando pouco material para a imaginação.

Nos últimos anos, tanto os catsuits como as fishnets têm ganho cada vez mais destaque no universo da sensualidade. Por um lado, porque há cada vez mais modelos e formatos disponíveis, mas, acima de tudo, porque existe um público muito fiel. Um estudo realizado em 2020 pela YouGov sobre fetiches e comportamentos sexuais revelou que, aproximadamente, 25% dos participantes revelaram ter um fetiche específico por estas peças de roupa.

Mais, o Pornhub, a maior plataforma de conteúdo para adultos do mundo, revela nos seus “Insights” que, nos últimos anos, a pesquisa pelas tags “fishnet” e “catsuit” cresceram mais de 42%. Só nesta plataforma, os dois termos estão associados a milhares de resultados que somam vários milhões de visualizações. O fascínio pelas fishnets também está presente no OnlyFans: a plataforma de criação de conteúdos revela que se tem verificado um aumento substancial de criadores de conteúdo que apostam em “fetiches visuais”, entre os quais as fishnets e catsuits. De acordo com o OnlyFans, mais de 90% dos criadores na plataforma já produziram algum tipo de conteúdo que envolve fishnets ou catsuits.

“Acho extremamente sexy. Eu sou uma provocadora nata, adoro o teasing, a sedução, e tudo isso se consegue através da sensualidade que a fishnet transmite. Gosto da sensualidade do mostrar tudo sem mostrar. Há sempre espaço para a imaginação da pele desnuda por trás da teia da fishnet”

Segundo os participantes do estudo promovido pela YouGov, o grande apelo destas peças de roupa prende-se com o seu contraste: a rede revela, mas não completamente. Além disso, afirmaram, tem uma textura que desperta os sentidos, tanto para quem veste como para quem observa.

Uma visão que é confirmada à Kinks por Sinner Girl, que se confessa uma fã de fishnets. “Acho extremamente sexy. Eu sou uma provocadora nata, adoro o teasing, a sedução, e tudo isso se consegue através da sensualidade que a fishnet transmite”, explica salientando que gosta da sensualidade do “mostrar tudo sem mostrar”. “Há sempre espaço para a imaginação da pele desnuda por trás da teia da fishnet”.

Quem também gosta muito da visão da criadora de conteúdos com fishnets e catsuits são os seus seguidores. “Recebo sempre comentários elogiosos. No geral acabam sempre por dizer que fico muito sexy”, revela à Kinks, confessando que alguns levam o seu fascínio um pouco mais longe: “dizem-me que a imagem de mim em fishnet ainda lhes provoca mais desejo e a a vontade de agarrar-me e rasgar a fishnet”.

Um seguidor disse-me que tinha um desejo enorme de possuir-me, mas com a fishnet vestida. Para eu não levar a mal, pois achava-me extremamente atraente de todas as formas, mas a imagem que lhe vinha à cabeça sempre que imaginava possuir-me, era comigo com um catsuit de fishnet completamente vestido”, partilha com a Kinks, assegurando que apesar de poderem parecer um pouco gráficos de mais, estes comentários não a perturbam.

Marylin Monroe foi uma das impulsionadoras das fishnets, ainda na década de 1950.

Igualmente fã deste tipo de roupa é Miss X. A cronista da Kinks escreveu, num dos seus artigos de opinião que é “quase impossível falar de lingerie e deixar de parte os catsuits”. “Se nunca usou um, não espere mais pela ocasião especial. Acredite, basta vestir um (quantos mais buracos tiver, melhor) para criar essa ocasião!”, afirma a cronista.

Importa ainda sublinhar que para o sucesso recente das fishnets e catsuits muito têm contribuído as plataformas de compras online, como é o caso da Temu ou a Shein. Nestas lojas, as peças deste estilo podem ser encontradas por valores que variam entre os 2 euros e os 25 euros, dependendo do estilo e do material. Preços que são significativamente mais baixos do que os que eram praticados há alguns anos, numa altura em que estas peças eram vendidas apenas em lojas especializadas ou sex shops, com preços que começavam, no caso dos catsuits, entre os 40 euros e 70 euros, e as fishnets, frequentemente, acima dos 15 euros.

Mais Kinks