Mais de 20% das mulheres não consegue ter orgasmos durante o sexo
São as conclusões de um estudo realizado pelo Kinsey Institute, que indica que esta percentagem sobe para 37% se, durante o sexo com penetração, não existir qualquer tipo de estimulação clitoriana.
Seja qual for o filme, nas cenas escaldantes em que os protagonistas se envolvem sexualmente, é quase garantido que nos apercebemos que ambos têm orgasmos – muitas vezes num simultâneo verdadeiramente hollywoodesco. Mas, no mundo real, as coisas são muito, mas mesmo muito diferentes disto. Há vários dados científicos que indicam que os homens têm orgasmos mais frequentemente que as mulheres. Já a percentagem de mulheres que não consegue atingir o clímax era desconhecido, até agora. E os números são assustadores.
Um estudo divulgado pelo Kinsey Institute, dos Estados Unidos, concluiu que 22% das mulheres não consegue chegar ao orgasmo durante o sexo. De acordo com os investigadores, que compilaram os testemunhos de 1.400 mulheres, esta percentagem sobe para 37% se, durante o sexo com penetração, não existir qualquer tipo de estimulação clitoriana.
Já nos casos em que existe estimulação clitoriana – com as mãos ou com recurso a brinquedos, como é o caso dos vibradores – o número de mulheres que diz não ter orgasmos desce para 14%, segundo as conclusões apresentadas neste estudo.
De um modo geral, as participantes revelaram que têm orgasmos entre 30% e 40% das vezes que têm relações com penetração. Mas estes números variam segundo o tipo de estimulação que existe durante o sexo: no caso de “relações sexuais assistidas” – termo que os investigadores utilizam para descrever as situações em que há estimulação clitoriana – a frequência dos orgasmos aumenta para um intervalo entre 51% e 60%. Por outro lado, quando não existe esta “assistência”, ou seja, quando não há qualquer tipo de estimulação, as mulheres inquiridas têm orgasmos em apenas 21% a 30% das relações sexuais.
Outro dado interessante que sobressai deste estudo é a perceção que os homens têm sobre os orgasmos femininos durante o sexo. Foi pedido a cerca de 1.500 homens que estimassem a frequência com que as mulheres têm orgasmos, tanto na forma não assistida como na assistida. Nas respostas que deram, revelam os investigadores, os participantes masculinos estimaram que as mulheres atingem o orgasmo em 61% a 70% das vezes durante o coito assistido, em comparação com 41% a 50% das vezes em que não existe qualquer estimulação.
“Estes números sugerem que, embora os homens pareçam reconhecer o papel importante que a estimulação do clítoris desempenha no que diz respeito ao orgasmo feminino, tendem a sobrestimar a frequência com que as mulheres atingem efetivamente o orgasmo”, explica o Kinsey Institute.
As razões por trás desta falta de entendimento dos homens é justificada com duas situações, entendem os autores do estudo: “pode refletir a dificuldade dos homens em detetar com precisão os orgasmos das mulheres ou, em alternativa, a dificuldade dos homens em detetar quando as mulheres fingem o orgasmo”.