Revolução silenciosa: os séruns estão a substituir os lubrificantes tradicionais (com promessas de maior prazer)
Os séruns conseguem ter um efeito semelhante ao de um lubrificante tradicional, mas com sensações adicionais, como aquecimento, arrefecimento ou formigueiro. E isso está a render-lhes cada vez mais fãs.
Há uma revolução silenciosa em curso no mundo dos produtos para adultos. Talvez não se tenha apercebido ainda, mas os lubrificantes tradicionais estão a perder terreno para os séruns. Apesar de não haver ainda dados suficientes sobre o mercado dos lubrificantes, no caso dos séruns, o crescimento é evidente, com vendas globais que superam já os 500 milhões de euros anuais em todo o mundo.
O segredo para esta guerra silenciosa está, provavelmente, na conjugação de dois fatores. Em primeiro lugar a procura por produtos que sejam capazes de ajudar a intensificar as sensações durantes as relações. E depois porque os séruns conseguem ter um efeito semelhante ao de um lubrificante tradicional, mas com benefícios adicionais.
Se não está a acompanhar o racíocinio, nós ajudamos: os séruns sexuais são produtos de textura ligeiramente mais espessa que os lubrificantes tradicionais e geralmente contêm ingredientes ativos que prometem potenciar o prazer sexual. Ou seja, ao contrário dos lubrificantes comuns, que são focados apenas na redução do atrito e em facilitar a penetração, os séruns são formulados para melhorar a sensibilidade, prolongar o prazer, ou até mesmo intensificar as sensações durante o ato sexual.
Há cada vez mais séruns disponíveis no mercado, especialmente em sex shops, cada um com as suas caraterísticas e efeitos particulares. Alguns séruns têm efeitos de aquecimento, formigueiro, ou até arrefecimento, sempre com a promessa de proporcionar sensações mais fortes e, desta forma, orgasmos mais intensos.
Muitos séruns também contêm ingredientes hidratantes, como ácido hialurónico, que ajudam a manter a pele suave e bem cuidada, sem que os seus utilizadores fiquem com aquela sensação pegajosa depois de os utilizar.
O sucesso crescente dos séruns passa, essencialmente, por esta multifuncionalidade. Além de lubrificarem, eles podem proporcionar uma experiência mais rica ao ativar os sentidos de maneiras que os lubrificantes tradicionais não conseguem. Muitos séruns também contêm ingredientes hidratantes, como ácido hialurónico, que ajudam a manter a pele suave e bem cuidada, sem que os seus utilizadores fiquem com aquela sensação pegajosa depois de os utilizar.
Outra vantagem dos séruns que parece estar a valer cada vez mais fãs é a sua longa duração. Os séruns tendem a permanecer eficazes por mais tempo durante o ato sexual, reduzindo a necessidade de reaplicação. Isto não só torna o momento mais contínuo e menos interrompido, como também aumenta o conforto e o prazer.
Importa, no entanto, destacar que a substituição dos lubrificantes por séruns não é necessariamente pacífica – nem livre de riscos. Afinal, alguns dos ingredientes ativos, especialmente aqueles que causam sensações de aquecimento ou formigueiro, podem ser demasiado intensos para pessoas com pele sensível ou para quem sofre de alergias.
Além disso, alguns séruns podem conter ingredientes que não são compatíveis com todos os preservativos, em particular os de látex, o que pode comprometer a eficácia da proteção contra infeções sexualmente transmissíveis. Mais: um estudo realizado pela Journal of Sexual Medicine, em 2022, destaca que, embora os séruns sexuais sejam geralmente seguros, a utilização de produtos que não são adequados ao tipo de pele ou ao pH vaginal pode levar a irritações e infeções.